Sério mesmo, esse post poderia ser apenas essa frase repetida umas 200x: arruma tua cama, todos os dias, de manhã. Em uma pequena escala, começar a fazer isso há alguns dias mudou a minha vida. Vou explicar melhor.

Tudo começou em uma roda de conversa onde ouvi o quão importante era arrumar a própria cama diariamente. Depois da minha mãe, nunca ninguém tinha me dito isso. Perguntei porquê e ouvi que um dos benefícios é colocar essa energia de organização e ordem para o dia todo. Ou seja, começar o dia já arrumando algo, de forma bem objetiva e concreta, dá esse tom para o resto do dia também, em todas as outras coisas. Que maravilha, não? Meio contrariada, porque nunca gostei de arrumar a cama – e, por isso, nunca fiz -, no outro dia de manhã, arrumei a cama. Antes, deixei os lençóis darem “uma respirada”, porque acho que é importante, mas depois arrumei.
Foi uma transformação. Durante o resto do dia, todas as vezes que eu cruzava o olhar pelo quarto e via a cama arrumada, sentia uma pequena alegria. Todas as vezes. Antes, eu nem sabia o quanto ver a cama bagunçada me incomodava, e eu só percebi isso pela sensação de paz que vê-la arrumada me dava.

Aí comecei a me questionar: quantas coisas será que nos incomodam e a gente nem sabe? :-0 E quanta paz a gente poderia sentir vendo algo e também não sabe? Mais dois bons motivos para investir um tempo em autoconhecimento e se perguntar isso ;-)

Mas, voltando à cama arrumada, depois assisti a um vídeo muito bom sobre o tema (esse que coloquei aí em cima). Ele tem um título bem provocador: “Se você quer mudar o mundo, comece arrumando sua cama” e aborda temas como: o sentimento de orgulho e incentivo a completar outras tarefas e a importância das pequenas coisas da vida. E a partir de agora, cama arrumada sempre (ou quase, afinal, hábitos demoram um pouco para serem adquiridos).