Sempre que me perguntam o que é mais importante entre formação acadêmica e experiência profissional eu digo: depende. Começo perguntando: “para você, o que é um e o que é outro?”. Porque não é possível comparar teoria e prática, são partes complementares que ficam muito melhor juntas! Melhor devorar um livro ou aprender fazendo? Há mais mérito em escrever um artigo ou colocar o que acabou de ler em prática? Depende. Há pessoas que por aptidão preferem um ao outro, mas depende, ambos são importantes.

Por isso, pergunto, o que é formação acadêmica para você? É ter um ou mais diplomas? Eu entendo que formação acadêmica passa por um diploma, mas é muito além dele. Para ter um diploma (quase) basta você frenquentar a faculdade, mas isso não significa realmente que você aprendeu, testou, quebrou a cabeça, pensou em soluções, comparou teorias, produziu conhecimento, saiu melhor do que entrou. Há quem consiga fazer isso diariamente, no trabalho, muito embora o lugar mais propício para isso seja a academia – de letras. Ir às aulas permite você absorver conhecimento e, geralmente, é suficiente para passar nas provas com a média, mas você já experimentou a sensação de ser o melhor da turma alguma vez?

Estar matriculado em um curso e pertencer a uma turma ajuda você a lembrar que você não sabe tudo e que você não é o centro do mundo. Por mais que seja uma aula chata, que você implique com o professor, que seus colegas não interajam com você, é sempre possível aprender algo novo, vivenciar outros problemas, se colocar em outro ângulo, ampliar sua mente  e isso alimenta uma chama fundamental dentro de nós: sempre podemos aprender algo. Fazer um curso ajuda você a aceitar diariamente seus limites de conhecimento e ao mesmo tempo lhe dá quase uma garantia de que você é capaz de se virar. Se você respondeu aquela questão de improviso na prova, você sabe se virar!

Além disso, pegar um diploma na mão depois de 4, 5, 6, 10 anos é a materialização do seu esforço. Você se comprometeu com algo e terminou, mostrou para si mesmo que consegue abrir mão da novela ou da internet para estudar para uma prova, aceitou o desafio e completou-o, passou de fase. Isso é muito positivo quando transferido para a sua vida pessoal e profissional: responsabilidade, comprometimento, humildade, aprendizado contínuo. Você já não viu isso em algum lugar, talvez em paredes de empresas como os ‘Valores’ delas? Sim, é o que a maioria das empresas preza como importante e valoriza em um profissional.

A teoria e a prática até existem separadas, mas quando encaradas juntas tornam você muito mais completo!

0002423224EE-1920x1280

Fonte: photl.com

Informe seu e-mail se quiser ser informado sobre novos posts: