Por que não acho você no LinkedIn? Você não sabe o que é LinkedIn? Então você ainda não é um profissional completo. LinkedIn é uma rede de relacionamentos profissionais, fundada na California (EUA) em 2003. É como um Facebook, porém você não usa para postar as fotos do final de semana, compartilhar mensagens fofas ou profundas ou contar do seu dia. Mas, como no Facebook, você tem um perfil seu e coloca suas características.

Eu gosto de definir como seu currículo online. Após fazer seu cadastro no site (www.linkedin.com), você vai poder colocar informações suas como: Histórico profissional, Formação Acadêmica, Idiomas, Cursos, Resumo – até aqui, muito parecido com seu currículo, certo? Porém, ainda é possível contar mais sobre você, preenchendo campos como:

– Projetos dos quais você tenha participado, podendo adicionar pessoas que trabalharam junto com você ou adicionar um link que conte mais do seu projeto;

– Reconhecimentos e prêmios que você já tenha recebido;

– Competências que você considera que possui, e aí existem diversas cadastradas; por exemplo, se você se considera bom em Excel, você pode adicionar essa competência no seu perfil; e outra coisa interessante: as pessoas podem recomendar você por essa competência, reconhecendo que você é realmente bom nela;

– Recomendações: as pessoas podem escrever algo sobre você, assim como você também pode recomendar alguém;

– Experiências com trabalhos voluntários e causas que você tenha participado ou que você apoia;

Enfim, olha quanta coisa você pode contar sobre você, se vender profissionalmente. Além disso, você pode seguir grupos, instituições de ensino e empresas que sejam do seu interesse; pode consultar empregos que as empresas cadastram e o LinkedIn sugere para você, conforme o seu perfil; e pode ser visto, pois cada vez que você visita o perfil de alguém, esse alguém recebe um recado da sua visita. Quer candidatar-se a alguma vaga específica ou deixar um recado para alguém que trabalha na empresa onde você quer trabalhar? No LinkedIn você consegue. Percebeu o quanto é útil esse tal site? Já lhe convenci de criar o seu perfil? :-)

Eu, como recrutadora de pessoas, sempre procuro o candidato no LinkedIn. Gosto de conferir o currículo com o perfil, ver se tem alguma informação a mais, alguma recomendação, amigos em comum. Ou, caso tenha recebido a indicação de uma pessoa e só sei o nome dela ou a empresa onde ela trabalha, vou direto no LinkedIn procurá-la para ‘conhecê-la’ mais. Assim como também vou no Facebook, porém lá eu vejo coisas diferentes. Se ainda não bastassem essas vantagens todas, ainda acompanho algumas páginas e pessoas interessantes que dividem conhecimento e opiniões, é uma fonte de informações, não restritas ao Brasil apenas. Ah, outra coisa, você pode baixar o aplicativo no seu celular e atualizar seu perfil e acompanhar novidades pelo seu smartphone também.

Bem lá em cima dessa página, você vai ver uma logo ‘in’, se você clicar ali vai ir para o meu perfil no LinkedIn. Clica lá e aproveita para descobrir como é, além de me adicionar. E aqui bem embaixo desse post, você vai ver a logo de novo, mas você clica nela se quiser compartilhar esse post no LinkedIn, ok?