Você já experimentou a sensação de desejar muito algo e aí viver o oposto daquilo? Parece louco, mas não é. Me dei conta disso esses dias, quando li essa reflexão do Padre Fábio de Melo aí de cima que me fez pensar.

Eu aprendi que quando quero algo, além de me esforçar, posso pedir muito nas minhas orações – mesmo que as faça do meu jeito, sem muita “burocracia”. E uma vez pedido, orado, jogado para o universo, as coisas começam a acontecer…

O fato é que poucas vezes nos preparamos para aquilo que desejamos. Queremos o aprendizado, a lição aprendida, mas nem sempre queremos o exercício. Quero ter sucesso, mas não me preparei para me dedicar tanto tempo em uma mesma coisa; quero ter alguém para dividir a vida, mas não quero enfrentar as minhas sombras e me tornar uma pessoa melhor; quero, quero, quero, mas será que estou pronto/a para receber?

No início deste ano me propus a desenvolver a virtude do discernimento; vejo nela um potencial incrível de poder fazer escolhas melhores se consigo discernir a tempo o que estou vivendo, sentindo etc. Pois bem, a vida me preparou várias situações onde tive/tenho que colocar em questão as minhas certezas, pensar bem nas variáveis, olhar um lado, olhar o outro e decidir com… discernimento. O aprendizado é assim, vem do estudo, da prova, da ação. Nunca é só teoria! Domingo vivi uma situação bem prática. Eu viajei sozinha, dirigindo por 4h, e estava com sono. Pedi a Deus que me abençoasse no caminho e, desde que liguei o carro, entendi o que viria pela frente: uma estrada bem movimentada, cheia de carros indo, vindo, freando, acelerando. Senti sono, mas em nenhum momento pude pensar nisso, frente à situação que eu estava enfrentando.

No fim das contas, penso que a vida é a soma de quantos desejos nós realmente fazemos e estamos dispostos a enfrentar para aprender. Posso ter medo do que virá e não desejar nada; ou posso desejar bastante, muitas coisas, abrir o coração e a cabeça para reconhecer as provas e então curtir o aprendizado! E aí, o que você desejou para esse ano? Está preparado/a para a prova? ;-)